Desde que saí da Plataformatec pra empreender novamente com o SourceLevel, procurei por novas ferramentas pra me ajudar a rodar uma equipe enxuta.
Essa é a a seleção de ferramentas que eu recomendo.
1. Clubhouse
Nossa ferramenta de gestão de backlog, User Stories, seja se você prefere Scrum ou Kanban. Curto bastante a gestão de épicos e milestones, a visão do board e a integração com GitHub.
Se você quer sair do seu Trello bagunçado, aproveite que para 10 usuários, o Clubhouse é gratuito!
Meu referral code é: http://r.clbh.se/mveWaFp
2. Notion
Misto de Evernote, Wiki e Trello, o Notion acabou com meu uso de Google Docs para escrever. Desde textos para blog posts, reports para investidores, até documentação de onboarding de desenvolvedores, links interessantes e pipeline de contratação, está tudo lá.
Referral code aqui
3. Figma
O Figma (e alguns templates prontos) me ajudam a desenhar mockups e protótipos de features novas para o produto.
Isso me ajuda a validar as ideias junto com os clientes atuais e com os possíveis novos clientes.
E o melhor, dá pra usar a versão free por bastante tempo.
Site: Figma
4. SourceLevel
Nada melhor pra monitorar dívida técnica, ajudar os desenvolvedores na revisão de código e ajudar os gestores com dados sobre a equipe do que o nosso produto, SourceLevel.
Se você está interessado, dá uma olhada nas nossas funcionalidades e se quiser uma ajuda minha, só abrir o chat no canto inferior direito do nosso site e falar comigo.
Nosso roadmap está evoluindo bastante, siga a gente no LinkedIn para acompanhar
Site: SourceLevel
5. Todoist
Minha relação com apps de tarefas costuma ser de amor e ódio, mas o Todoist parece ser a exceção.
Ele é simples o suficiente, mas permite você acoplar seu "framework" de tarefas com os filtros, tags, prioridades e os atalhos de teclado! Mas pra isso funcionar, você precisa da versão Premium.
Eu estou usando uma versão modificada do GTD, bem parecida com o que o Carl Pullein ensina.
Meu referral para o Todoist é: https://todoist.com/r/george_guimaraes_kllobd
6. Jabra Evolve 75
Esse headset chama atenção sempre! É o que me permite fazer calls com clientes num ambiente open-office e parecer profissional ao mesmo tempo.
A rejeição de barulho é fenomenal. Foi depois de ver esse vídeo que eu resolvi comprar um:
Com o Jabra Evolve 75, qualquer ambiente vira uma sala para conference calls, até mesmo uma cafeteria. Ou a recepção da Wework do Trianon.
7. Krisp
Pra quem não tem o Jabra acima, recomendo o krisp.ai. Ele remove quase todo o ruído de fundo, inclusive barulho de teclado, canecas mexendo, batuques na mesa, gente falando. Tudo com o poder das redes neurais.
E funciona com qualquer tipo de fone. Suas conferências vão ficar muito mais profissionais.
Referral code: https://ref.krisp.ai/u/u2de97ef75
8. Profitwell
É ele que me diz como o meu negócio está crescendo, olhando para MRR, LTV, Churn e toda a sopa de letrinhas de SaaS Revenue :)
O mais interessante é que ele é gratuito, e o pessoal da Profitwell publica conteúdos ótimos sobre precificação e negócios SaaS.
Site: Profitwell
9. Spark Mail
Sou fã de apps desktop para serviços que uso o dia inteiro. Isso inclui email. Prefiro ter uma app desktop rodando com meu email do que ter uma aba (ou mais de uma) do Gmail aberta espalhada pelo navegador.
Spark também é gratuito, e o search funciona muito bem, praticamente instantâneo.
Eu tenho algumas sugestões de melhorias (como só abrir imagens de endereços autorizados), mas no geral é o que melhor funcionou para mim (e olha que eu testei muito app para email).
Site: Spark
10. FullStory
Uma adição recente à minha stack de serviços. É a evolução dos apps de heatmap para web de antigamente.
Traz muita informação de como os clientes e visitantes estão interagindo com seu site e app. Especialmente útil na página de pricing.
Site: FullStory
Conclusão
É isso, creio que são os serviços e ferramentas mais úteis que uso no dia-a-dia. E você? O que tem usado na sua startup que merece uma recomendação?